[Dicas] 10 Dicas rápidas para escritores

Dez dicas rápidas para escritoresAlém de manter o Folhetim Online e escrever meus textos, devo confessar meus dois pontos fracos. Sou apaixonado por Olimpíadas e tiro folga no dia do meu aniversário (ele está chegando).

Durante essa época, minha produtividade diminui. Vai de dois a três textos escritos por dia para ZERO. Acordo cedo e durmo cedo para acompanhar todos os jogos olímpicos. Faço o máximo para manter o foco nos textos, mas é praticamente impossível, e sou levado ao fanatismo esportivo. E é exatamente por esses motivos que falhei em postar a resenha na última quinta e as dicas de hoje sairam tarde da noite.

Enfim, depois desse desabafo, prometo voltar ativamente na próxima semana, como de costume, pois, tanto o meu aniversário quanto as olimpíadas já terão passado.

Assim, enquanto os jogos não acabam, aqui vão algumas dicas rápidas para mantê-los focados com seus textos. Agora, se você é um fanático pelas Olimpíadas, só tenho uma coisa a dizer: VAI BRASIL!!!!!

 

10 Dicas rápidas para escritores

 

1. Escreva mais, critique menos

Se você passa mais tempo criticando o texto de outros escritores do que escrevendo os teus próprios textos, há algo de errado, muito errado. Escreva mais e critique menos. Deixe as críticas para os críticos e mantenha o foco.

2. Errar faz parte 

Escrever errado não é algo tão ruim quanto parece. Você tem o direito de errar, mas, sempre que possível, tente escrever direito sempre. Informalidade não é o melhor caminho, ainda mais quando você é um escritor iniciante.

3. Conviva com escritores

Trocar ideias com outros escritores pode te ajudar a aprender novas técnicas e a descobrir alguns erros que você esteja cometendo. Além do mais, você não é ainda não é escritor genial. Seja humilde e reconheça que é impossível ser perfeito.

4. Reescreva

Nenhuma história fica boa logo no primeiro rascunho. Não aconteceu com outros escritores famosos e não irá acontecer com você. Portanto, deixe as ideias soltas, guarde o trabalho e depois de alguns dias, leia o que escreveu e melhore. Reescrever é importante, mas você deve saber parar quando necessário. Mantenha sempre o equilíbro.

5. Compartilhe

Já escreveu e já reescreveu o texto? Agora é a hora de compartilhar esse texto com amigos próximos e verdadeiros. Deixe que eles leiam teus textos e espere humildemente as críticas que irão aparecer. Anote as críticas e os elogios e veja se o trabalho precisa ser melhorado.

6. Pense grande, mas nem tanto

Ser ambicioso é importante, mas manter a seriedade é fundamental. Comece por pequenos textos como os grandes escritores. Textos pequenos ajudam a desenvolver o poder de síntese, assim como manter o foco no assunto, habilidades importantíssimas para compor textos mais longos.

7. Tamanho importa?

Boas histórias não têm tamanho definido. Agora, se você não consegue escrever textos longos, escreva bons textos pequenos. Por isso que um bom início é optar pelos contos e crônicas.

8. Guarde ideias

Não nos faltam ideias quando estamos escrevendo, porém, muitas delas podem não encaixar nos textos atuais, não é verdade? Alguns acabam esquecendo que essas ideias podem ser boas para outros textos e as jogam fora. Não faça isso. Guarde todas as ideias, por mais inútil que possam parecer, um dia elas podem ser muito úteis para novos textos.

9. Tire férias de seus textos

Descansar é fundamental. Apesar de sermos uma belíssima máquina, quanto mais relaxados estivermos, melhor para os nossos textos. Além do mais, esquecer dos teus textos pode ajudar a cultivar novas ideias, e nada melhor do que um bom descanso, mas sempre mantendo o foco na próxima dica.

10. Leia mais

Esse é uma dica que nunca irá cair por terra. Ler é o ponto inicial. Leia muito e muito mais. Tente sair da zona de conforto e explore novos gêneros para obter novos pontos de vista.

_________

Bom, pessoal, essa são as dicas que eu tinha pra hoje. Espero que elas possam ajudá-lo de alguma forma. Lembrando que, se você possuir alguma outra matéria ou links que ajudarão os novos escritores a alcançarem seus objetivos, os comentários estão aqui pra isso, também.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  1. Pingback: Novos Escritores | carpe omnium. carpe vita.