[Editorial] Seja Criativo Processando Ideias

Seja criativo processando ideiasA rotina pode ser tanto uma aliada como uma desgraça para muitos escritores. Alguns acreditam que nela encontra-se o equilíbrio e a boa escrita, e para outros uma grande vilã. De um modo ou de outro, o que a rotina tem de similaridade nos dois pensamentos é que ela pode prejudicar a criatividade.

Alguns autores famosos já desenvolveram seus processos criativos e deles estabeleceram uma rotina para o trabalho. Porém, alguns ainda acreditam que para se escritor basta uma simples ideia e um bom livro de gramática. E para aqueles que pensam assim, lamento.

Escrever é um processo criativo; uma combinação de ideias e situações que desabam numa grande história. Como um funil onde colocamos uma quantidade imensa de água que cai sempre da mesma forma e quantidade no final.

O processo criativo consiste em agregar uma quantidade imensa de ideias, partindo de uma pequena ideia e agrupando outras tantas que surgirem no decorrer do processamento, ou seja, um processamento de ideias que surgem através da interatividade. Assim, para se tornar uma pessoa criativa, não adianta esperar pelas grandes ideias, você deve ir atrás das grandes ideias! É buscar no mundo aquilo que desperta algo brilhante e inovador.

Portanto, se a criatividade é um processo de ideias, um escritor não pode se dar ao luxo de ficar parado pensando no que deve ou não escrever. O escritor deve sair e conhecer o mundo, interagir com pessoas, objetos, lugares e situações para conseguir elaborar uma história cada vez melhor, mesmo que não seja uma ideia totalmente nova. A ideia é viajar entre as milhares de possibilidades que uma caminhada pelas ruas do teu bairro podem lhe fornecer. E acima de tudo, manter as ideias fluindo.

Escrever é criar uma rotina caótica e ao mesmo tempo organizada. Caótica para ter uma quantidade imensa de ideias, sugestões, situações e interações que possam ser processadas de forma organizada para se construir um texto original, criativo e instigante.

“Procura o que escrever, não como escrever.”
(Sêneca)


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/folhe034/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273