[Dicas] 5 Dicas para Voltar a Escrever

Oito dicas para voltar a escreverCom as férias chegando ao fim, está na hora de voltarmos à rotina dos estudos, trabalhos e da escrita – ponto chave do trabalho que mantemos no Folhetim Online. Porém, essas dicas não só ajudarão os estudantes, como escritores que estão afastados de seus textos, por exemplo.

A chave para conseguirmos o sucesso, seja em nossos textos ou em redações que possam aparecer, é manter o foco e buscar o aprendizado através da repetição de pequenas atitudes. É colocar os pés no chão e voltar ao bom trabalho que tínhamos antes.

Assim, vamos às dicas.

 

5 Dicas para Voltar a Escrever

1. Procure o seu Lugar

Depois de dias e dias sem escrever, conseguir sentar e produzir um texto não é fácil. Aquela agitação acaba nos tirando o foco e, principalmente, a vontade de sentar, colocar as ideias em ordem e escrever.

Assim, tente encontrar um lugar em sua casa, escola, escritório ou algum lugar público onde você se sinta confortável – não muito confortável. A ideia é que você consiga permanecer quieto e ao mesmo tempo tranquilo naquele local, de preferência em cadeira também confortável.

2. Desligue-se

Para conseguir se concentrar, ainda mais depois de tanto tempo livre, o melhor a fazer é ficar longe de celulares, iPads, televisão, revistas e principalmente do Facebook. Por mais necessários que sejam esses “consumidores” de tempo só irão atrapalhar sua volta à realidade. Portanto, deixe-os em outro cômodo ou em casa. A ideia é focar naquilo que você precisa escrever.

3. Programe-se

Não adianta querer usar o dia inteiro para escrever alguma coisa, pois, além de ser frustrante, caso não escreva, perderá tempo para outras atividades. O ideal é que você programe um horário para escrever. Esse período pode ser de uma a duas horas, não mais do que isso. Lembre-se, você está voltando a escreve, portanto, vá devagar.

É importante que durante esse período você não seja interrompido. Assim, se você estiver em casa, peça para que ninguém te incomode durante o tempo que você retirou para escrever.

4. Deixe o Texto Fluir

Essa é uma excelente dica para voltarmos com tudo. Normalmente, após um longo intervalo, sentimos travados. E isso é normal. É como andar de bicicleta depois de anos; você sabe andar, mas não se familiarizou novamente.

Portanto, não tenha medo de escrever bobagens. Sente na sua cadeira e deixe a mente fluir no papel. Não revise. Não critique. Não tente dar algum sentido a tudo que escreveu. O importante aqui é voltar à escrita. Assim, deixe fluir e depois que sentir segurança, escreva seus textos.

5. Encare o Medo

Voltar a escrever pode ser assustador, com certeza. O medo de errar, o medo do bloqueio, de não conseguir escrever se quer um parágrafo. Isso é normal (lembre-se da bicicleta). Escrever é um processo que melhora com a prática e com a leitura.

Ter medo é natural, porém, você precisa vencer aquela barreira, ou seja, você precisa aceitar esse medo e persistir para conseguir utilizá-lo a seu favor, ao invés de deixá-lo dominar. Agora, se o medo for muito grande, faça um texto sobre o próprio medo de escrever, dizem que ajuda.

Assim, não tenha medo. Escreva. E se estiver ruim, basta não mostrar pra ninguém. 😉

fonte: Arielle Ford

_________

Bom, pessoal, essa são as dicas que eu tinha pra hoje. Espero que elas possam ajudá-lo de alguma forma. Lembrando que, se você possuir alguma outra matéria ou links que ajudarão os novos escritores a alcançarem seus objetivos, os comentários estão aqui pra isso, também.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/folhe034/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273