[Autor] Rick Riordan

Richard Russel Riordan Junior, conhecido como Rick Riordan, nasceu e foi criado em San Antonio, no Texas. Sua vida como escritor começou cedo como qualquer grande escritor.

Durante seu período escolar, Rick editava o jonal estudantil e escrevia contos como muitos outros escritores fizeram, mas essa abordagem não era bem aceita pelas editoras que enviara seus trabalhos, talvez por não levar a sério esse seu lado escritor, o que só se concretizou após sua formatura.

Talvez por ter lecionado inglês e história durante quinze anos em escolas privadas e públicas, Rick Riordan trouxe de volta aquela paixão pela escrita, e durante sua época de professor já começava a dar os primeiros passos rumo ao topo da lista dos autores mais vendidos do New York Times.

Seu primeiro livro publicado foi “Tequila Vermelha”, em 1997 – o primeiro livro da série Três Navarre, uma série de mistério para adultos -, o qual lhe garantiu os prêmios Shamus Award e Anthony Award em 1998. Após seu grande sucesso entre os críticos, Riordan não parou mais. Acumulando um total de 10 prêmios, atingiu o primeiro lugar na lista dos mais vendidos e desde então sempre se encontra entre os “bestsellers”.

No entanto, apesar do sucesso com os romances detetivescos para adultos, Riordan sempre teve vontade de escrever livros voltados para um público mais jovem.

“No passado, quando eu dava aulas e escrevia histórias de mistério e suspense para adultos, meus alunos costumavam me perguntar por que eu não escrevia para crianças. Eu nunca tinha uma boa resposta. Levou certo tempo para eu entender que eles tinham razão. As crianças eram os leitores que eu melhor conhecia.”

E assim, decidido, resolveu se aventurar em histórias mais infantis, e em 2005 iniciou essa jornada com as séries: Percy Jackson e Os Olimpianos; Os Heróis do Olimpo; e As Crônicas dos Kane. Somados, essas séries já atingiram 30 milhões de cópias produzidas, com seus direitos vendidos para mais de 35 países.

Hoje, devido a seu grande sucesso, Rick Riordan encerrou suas atividades como professoras, e decida-se integralmente à profissão de escritor, esposo e pai de dois filhos Patrick e Haley, sua inspiração para a série Percy Jackson (Haley foi diagnosticada com dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade – TDAH).

“Fazer Percy com TDAH e disléxico foi minha maneira de honrar o potencial de todas as crianças que conheço nessa situação. Não é ruim ser diferente. Às vezes, ser diferente é a marca de ser muito, muito talentoso. E foi o que Percy descobriu sobre si mesmo em O ladrão de raios.”

Conselhos

Questionado por alguns leitores, Rick Riordan dá três conselhos para os novos escritores, sendo eles:

  1. Leia muito – “você irá aprender como criar uma boa história através de uma leitura variada de diferentes estilos e gêneros. Bons escritores são leitores vorazes”;
  2. Escreva muito – “escrever é como um esporte. Para se tornar melhor, você deve praticar. Exercite seus ‘músculos’ da escrita escrevendo um pouco por dia. E não se preocupe em escrever algo perfeito na primeira tentativa. Nenhum escritor escreveu um clássico na primeira tentativa. O principal é que você termine o que começou. Então você volta e revisa, e revisa, e revisa. Planeje o que você irá escreve antes mesmo de escrever. Determine os pontos principais que assim você não irá se perder no meio do texto (não muito)”;
  3. Não desista – “eu demorei 17 anos para ver um de meus livros publicados. O primeiro livro foi rejeitado 13 vezes antes de ser aceito por uma editora. Mesmo depois de me tornar um escritor profissional, precisei de 10 anos para ter a ideia para o Percy Jackson. Portanto, não se deixe desanimar caso não seja publicado logo de cara. Seja persistente e não desista”.

Esses conselhos são os mais básicos e importantes para qualquer escritor, portanto, utilize-os com sabedoria. :)

Resenhas


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/folhe034/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273