Drummond é o homenageado da Flip 2012

Drummond é o homenageado da Flip 2012Poeta mineiro, nascido em Itabira, Carlos Drummond de Andrade não só foi um poeta, mas um contista e cronista brasileiro, cuja contribuição à literatura brasileira foi grandiosa. No entanto, por muitos anos fora considerado como um mero escritor, não merecendo nem mesmo ser chamado de poeta. Mas a verdade deve ser dita, Drummond, hoje, é considerado por muitos como o maior poeta brasileiro de todos os tempos. Seguindo os passos de Mário e Oswald de Andrade, Drummond pode ser considerado um modernista, mas como Oswald de Andrade, pertencendo à corrente mais objetiva e concreta, levando o leitor a uma atitude livre de referências, como afirmou Alfredo Bosi:

“A obra de Drummond alcança – como Fernando Pessoa ou Jorge de Lima, Herberto Helder ou Murilo Mendes – um coeficiente de solidão, que o desprende do próprio solo da história, levando o leitor a uma atitude livre de referências, ou de marcas ideológicas, ou prospectivas.”

Bosi ainda afirma que desde “Alguma Poesia”, primeira obra poética publicada pelo poeta, que Drummond, pelo prosaico, pelo irônico, pelo anti-retórico, se firmou como poeta congenialmente moderno.*

Devido à sua grande importância literária somada aos 110 anos de seu nascimento, Drummond será homenageado nesta décima edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontecerá entre os dias 4 e 8 de julho, na cidade de Paraty. Mesas Literárias e uma Exposição Especial serão os grandes eventos da Flip em homenagem ao poeta.

* Fonte: Presença do Cotidiano e Crítica Social em Carlos Drummond de Andrade

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/folhe034/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273