[Dicas] 5 Dicas de Como Publicar seu Livro

Cinco Dicas de Como Publicar seu LivroHá duas semanas me perguntaram se eu não poderia dar algumas dicas de como publicar um livro, explicando o caminho de pedras que ligaria as livrarias até os leitores. Confesso que fiquei apreensivo, pois, como não tenho livros publicados, não sei quais os verdadeiros caminhos, e por isso que ao invés de dar as dicas, vou fornecer alguns textos daqueles que têm muito mais experiência nessa área.

Dessa vez, ao invés de demonstrar a minha experiência em publicação, vou utilizar o conhecimento alheio para montar as dicas de hoje, separando entre a publicação tradicional e a independente, citando sites que ensinam como publicar e divulgar o seu trabalho – Os links estão logo no final de cada tópico.

 

5 Dicas de Como Publicar seu Livro

 

1. Quanto Custa Publicar um Livro?

Sem dúvida que a primeira dica de leitura é importantíssima, porém, para quem está começando a percorrer o mercado editorial, saber quanto se irá gastar nessa caminhada é muito importante. E foi por isso que selecionei esse texto do pessoal do Escreva seu Livro.

Esse texto foge um pouco das respostas do Fábio Yabu, pois serve somente para você ter uma ideia de quanto seria os gastos para a produção de forma independente. Ou seja, está mais para um guia de custos ao invés de uma forma de como publicá-los.

2. Como Publicar seu Livro?

A primeira dica eu deixarei para o Fábio Yabu, escritor e criador das séries Combo Rangers e Princesas do Mar. Entre seus livros temos: Raimundo – Cidadão do Mundo; Apolinário – o Homem-Dicionário e A Última Princesa, seu último lançamento.

Em seu texto, Yabu responde 10 perguntas sobre a publicação de um livro, utilizando a sua experiência como escritor para ajudar àqueles que buscam a tão sonhada publicação. Alguns caminhos dados por Yabu também já foram mencionados aqui no Folhetim, nas 7 Dicas para ter Sucesso.

3. Como Enviar um Manuscrito de Livro a uma Editora para Publicação?

Apesar de serem mencionadas na primeira dica, os novos escritores desconhecem quais as linhas editoriais de cada editora, portanto, separei um texto do pessoal do Leia Literatura que informa os links que algumas editoras disponibilizam para o envio do manuscrito.

Alguns dos links fornecidos trazem uma explicação para os futuros autores, portanto, se você já tem o seu livro escrito, preste MUITA atenção na linha editorial de cada editora antes de sair enviando manuscritos pra tudo que é lado.

Tomarei a liberdade de acrescentar mais um link à lista fornecida, o link da editora LeYa:

4. Como Publicar Livros de forma Independente?

Publicar um livro, como explicado pelo Fábio Yabu, é complicado e cheio de detalhes. No entanto, com o crescimento de dispositivos móveis de leitura, iPad e Kindle, por exemplo, o ePub demonstrou que é possível publicar seu livro de forma rápida e totalmente independente.

Apesar de não ser uma forma convencional e muitas vezes indesejada, o livro digital é um mercado mais livre e sem muita burocracia, facilitando o surgimento de novos escritores.

Pensando em atender aos escritores que desejam publicar um livro, o PerSe, portal de publicação para autores independentes, oferece a possibilidade de publicar seus livros de forma simples e prática, permitindo que você escolha entre a publicação tradicional e a publicação digital. E a melhor parte é que esse serviço é totalmente Grátis! Aliás, a nossa grande amiga Graziella Mafraly lançou a Minha Cinderela Interior pela PerSe. Portanto, se alguém estiver interessado em seguir esse caminho, peço que entre em contato com a Grazi para mais informações.

5. Como Divulgar uma Publicação Independente?

Se você não pretende seguir todos os passos para atingir o mercado editorial existente, mas gostaria de ver seu livro publicado de forma independente, o Blog Faça Diferente do SEBRAE dá algumas dicas de como você pode fazer a divulgação de suas publicações independentes, fornecendo alguns links de sites que te ajudarão a fazer essa divulgação. Pois, a propaganda sempre acaba sendo a alma do negócio. Logo, mãos à obra e veja como fazer a diferença.

_________

Bom, pessoal, essa são as dicas que eu tinha pra hoje. Espero que elas possam ajudá-lo de alguma forma. Lembrando que, se você possuir alguma outra matéria ou links que ajudarão os novos escritores a alcançarem seus objetivos, os comentários estão aqui pra isso, também.

E, se você perdeu as anteriores, não fique preocupado, aqui estão elas:

  1. Escreva Melhor: 7 dicas para escritores
  2. Escreva um Conto: 8 dicas para contistas
  3. Melhores Diálogos: entenda os 3 tipos de discursos
  4. Melhores Diálogos: 7 dicas para escritores
  5. Leia Melhor: 6 dicas para a boa leitura
  6. 8 Dicas para celebrar o Dia Internacional do Livro
  7. + Dicas

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/folhe034/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273