[Dicas] 8 Dicas para Não Escrever um Livro

8 Dicas para não escrever um livroEscrever um livro não é uma tarefa simples, principalmente quando você está iniciando o projeto e pretende ter sucesso no mercado editorial. Por isso, sempre estou aqui dando dicas para que você consiga escrever contos, personagens cativantes e tantas outras dicas, as quais eu torço para que você acompanhe. Porém, hoje as dicas serão fundadas em técnicas extraordinárias para que você não escreva um livro.

Exato! A ideia é você não escrever livro algum! Dá muito trabalho e, com certeza, você deve ser uma pessoa atarefada e cheia de outras coisas pra fazer, e como disse logo no começo, a tarefa não é simples, mas, essas dicas são bem simples de serem seguidas. Portanto, vamos ao que interessa!

 

8 Dicas para Não Escrever um Livro

 

1. Espere pela inspiração

Exato! A inspiração é tudo. Não acredite em nada do que dizem por aí, você deve esperar aquela ideia genial aparecer e torcer para que ninguém pense nela antes. Portanto, nada de ficar escrevendo a cada segundo. Relaxe, sente e pense em nada que a inspiração um dia chega, ou não. Mas saiba que quando ela chega, o seu livro será um sucesso de vendas, um best-seller!

Acredite, trabalho é algo para os iniciantes, você já está num nível de escrita muito superior, por isso que a inspiração é o necessário e fundamental. Criar histórias é para os fracos.

 

2. Não acredite no seu trabalho

Seguindo a dica acima, evite escrever, veja filmes, seriados e fotos do facebook, pois, a inspiração chegará e, se você estiver escrevendo, acredite, ela pode passar batida e você perderá o momento. Portanto, não acredite nos teus esforços, é uma bobagem!

Escrever sempre que se tem vontade é uma ótima forma de perder tempo, principalmente quando a inspiração ainda não chegou. Assim, espere, ela vai chegar.

 

3. Confie na sua memória

Alguns autores dizem que é fundamental ter um esqueleto do que você pretende escrever; personagens, tópicos, assuntos a serem abordados. Enfim, criar um projeto sobre o livro é algo bobo e sem necessidade. Você possui uma memória de elefante, por isso que se lembrará do vilarejo da página 25 quando você estiver na página 350.

Projeto é algo para faculdade, e até hoje não existe uma faculdade para escritores, existe? Então, confie na tua memória que tudo dará certo. Além do mais, quando a inspiração chegar, você escreverá seu livro em questão de horas, não é verdade? E você sabe o que comeu no café da manhã, não lembra? Confie na tua memória que tudo dará certo.

 

4. Alienação é o segredo

Evite ler livros, jornais, revistas! Melhor ter um texto original do que se prender a livros e histórias alheias. Além do mais, você já estudou português na escola e não precisa aprimorar mais nada. Português só pode ser mudado através de Lei, portanto, relaxe.

Mantenha a ideia da primeira dica: Inspiração é a chave, e isso só virá através do ócio. Continue esperando e divirta-se sem atrapalhar o trabalho criativo inerte.

 

5. Evite contato com o leitor

Leitores nunca saberão o que você realmente está querendo passar com a sua história. Eles tendem a criticar ao invés de te dar conselhos. Evite esse contato. Permaneça no seu mundo e aguarde pelo momento certo para aparecer. Além do mais, você é um gênio e não precisa de apoio, nem de conselhos.

 

6. NUNCA tente ensinar

Você estudou e está esperando pela ideia genial. Assim, enquanto a inspiração não chega, pra quê tentar ajudar as pessoas? Você chegou até aqui sozinho, portanto, cada um merece seguir o seu caminho sozinho, e se ele não aprendeu, por que você deve ajudá-lo?

Ensinar é coisa para professores e você é um escritor à espera da inspiração. Continue focado na espera que um dia ela virá!

 

7. Não saia de casa

Exato! Sair de casa só irá atrapalhar os teus planos. Conhecer pessoas, lugares e situações serão distrações mesquinhas. A única coisa que o mundo precisa é do seu livro, que chegará logo em breve, assim que a inspiração aparecer.

 

8. Não acredite naquilo que lê

Última e mais sábia dica.

_________

Bom, pessoal, essas foram as dicas que eu tinha pra hoje. Espero que você leve em consideração somente a última dica, para este post. Pois, o resto é pura brincadeira. Uma forma de mostrar pra vocês que escrever não é milagre. O trabalho de um escritor é árduo e cheio de altos e baixos, principalmente quando se trata de um escritor iniciante.

No entanto, mesmo que seja árduo, acredito que muitos começaram com uma inspiração e deram seguimento ao projeto, mas sempre tendo muito trabalho posterior, pois, se você quer ter sucesso com o seu livro, não adianta acreditar que para isso basta você ter uma boa ideia. Na dica que demos sobre ter sucesso no mercado editorial, mostramos alguns caminhos que você pode seguir, e confesso que são bem trabalhosos. Portanto, veja essas dicas como um guia do que não fazer para se ter sucesso.

Se tudo der certo, semana que vem, neste mesmo horário, teremos novas dicas no Folhetim Online. E, se você perdeu as anteriores, não fique preocupado, aqui estão elas:

  1. Escreva Melhor: 7 dicas para escritores
  2. Escreva um Conto: 8 dicas para contistas
  3. Melhores Diálogos: entenda os 3 tipos de discursos
  4. Melhores Diálogos: 7 dicas para escritores
  5. Leia Melhor: 6 dicas para a boa leitura
  6. 8 Dicas para celebrar o Dia Internacional do Livro
  7. + Dicas

Comments

  1. Fábio, eu nunca tentei escrever um livro, mas é algo que é uma possibilidade, por isso vou guardando todas as tuas páginas de dicas! Beijos. :)

  2. será que voce poderia dar dicas de como descrever lugares? por favor!

Speak Your Mind

*