[Informativo] O que é um livro digital?

Segundo os dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil“, realizada pelo Instituto Pró-Livro, 70% dos entrevistados nunca ouviram falar em livros digitais ou e-books.

A pesquisa tomou como base 5 mil pessoas entre 315 municípios, sendo um representação aproximada dos leitores de toda a população brasileira, ou seja, seria o mesmo que dizer que 70% da população brasileira nunca ouviram falar de livros digitais.

Tal revelação causaria estranheza para muitos, porém, diante do número de usuários brasileiros que acessam a internet, tal estimativa é plausível.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – Ibope, o número de usuários ativos de internet, no Brasil, apresentou um crescimento de 13,9%, em relação ao ano de 2010,  passando de 37, 9 milhões para 43,2 milhões de usuários ativos, o que equivale a 22% da população Brasileira. Portanto, tanto a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro quanto a pesquisa do Ibope corroboram para esse alto índice (70%) de brasileiros que nunca ouviram falar em livros digitais.

Eis, portanto, a grande pergunta:

O que é um livro digital?

 

Primeiramente, antes de respondermos a pergunta, precisamos esclarecer certos conflitos que fazem sobre o termo: livro digital.

Você já deve ter encontrado vários termos que fazem alusão ao termo “e-book”, tais como:

  • e-book;
  • ePub;
  • PDF;
  • MOBI.

Provavelmente, essa quantidade gigantesca de termos acabam confundindo o visitante, não permitindo que ele saiba o que está baixando (gratuitamente) ou comprando. A verdade é que todos esses termos remetem a um único: Livros Distribuídos em Forma Digital; ou seja, não impressos.

Portanto, o livro digital nada mais é do que uma outra forma de distribuição do texto produzido por um autor, seja ele um livro didático, livros de literatura, jornais, revistas, HQs, textos ou áudio-livros. Seja qual for o material lido, o livro digital acaba englobando todos.

Vale lembrar que não devemos confundir o Livro Digital com o Livro Eletrônico. Apesar do termo “livro eletrônico” ser muito utilizado, é uma forma errada, levando o consumidor ao erro, pois o livro digital não é um livro eletrônico, mas um livro distribuído de forma eletrônica.

Assim, já que determinamos a terminologia correta, vejamos o que cada item quer:

E-BOOK

O e-book é o termo americano para “livro digital”. E como já vimos, livro digital é uma forma de distribuição de textos. No entanto, muitos acreditam que e-book é um formato de livro, quando na verdade ele não passa de um termo, não de um formato, eis a grande confusão.

Um e-book pode ter diversos formatos, sendo os mais comuns o ePub, o MOBI e o PDF, que serão interpretados de forma diferente pelos dispositivos (computadores, iPad, iPhone e Kindle) para sua leitura.

Desta forma, vejamos a diferença entre os três formatos mais comuns:

EPUB

A forma correta de escrever é “ePub”, e quer dizer “Publicação Eletrônica”. O ePub é um formato aberto, criado pelo Fórum Internacional de Publicação Digital – IDPF. A ideia do ePub é permitir que a experiência de leitura seja similar em qualquer tamanho de tela do dispositivo de leitura.

Por ser totalmente feito em HTML e CSS, a versatilidade que o ePub fornece é gigantesca! Com esse formato você pode fazer pesquisa de um termo no texto, aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, alterar o tipo de fonte utilizada, e até alterar a cor que a fonte irá utilizar. Tudo isso pra ser mais adequado ao padrão de leitura do usuário.

PDF

O formato PDF é muito difundido na internet, principalmente por já ser utilizado em larga escala, porém, infelizmente, não é um formato ideal para leitura em dispositivos móveis. O seu grande problema está em não se adequar às necessidades do leitor, como o ePub faz.

O PDF é um formato para arte final, isto é, uma vez produzido o arquivo, não há como alterá-lo. Portanto, para ler um livro em PDF num iPhone, por exemplo, é irritante! É necessário dar zoom in e out a cada parágrafo. Diferente do ePub que permite aumentar ou diminuir a fonte sem muita dificuldade, mantendo a escolha por todo o texto.

MOBI

O MOBI é um padrão utilizado somente pelo dispositivo da Amazon, o Kindle. O funcionamento do MOBI é muito similar ao ePUB, porém, por ser utilizado somente no Kindle, podemos dizer que é um formato “fechado” e muito pouco conhecido. Muito diferente do ePub e do PDF.

Dispositivos Móveis e seus formatos:

Dispositivos Móveis Formatos digitais
Amazon: Kindle Fire, Touch, Touch 3G AZW, PDF, TXT, non-DRM MOBI, PRC
Nook Simple Touch, Nook Tablet EPUB, PDF
Apple iPad EPUB, PDF
Sony Reader PRS-350, PRS-650, PRS-950 EPUB, PDF, TXT, RTF, DOC, BBeB
Kobo eReader, Kobo Touch, Kobo Vox EPUB, PDF, TXT, RTF, HTML

 

Conclusão

Espero que com essas explicações, não haja mais dúvidas sobre o que é um livro digital (e-book).

Porém, se você ainda estiver com dúvidas, por favor, não hesite em perguntar nos comentários, e-mail, twitter ou facebook.

 

Trackbacks

  1. […] entrará tão cedo no domínio público, ofereço a vocês o livro O Primo Basílio, em PDF – entenda o que é um livro digital. 3. Descubra novos LivrosAproveite a semana do dia 23 para conhecer novos autores e novas […]

  2. […] a última edição, em 2010, meu desejo era que o interesse em novas tecnologias, como livros digitais e os dispositivos móveis, fosse o grande diferencial, principalmente para cumprir o objetivo de […]

  3. […] primeiro volume dos Cinquenta Tons de Cinza será comercializado na versão digital, primeiramente. A edição impressa chegará às livrarias em 1º de agosto. Portanto, se você […]

Speak Your Mind

*