Julio Verne e suas viagens

Jules Verne nasceu no dia 08 de fevereiro de 1828, primogênito da família Verne,  é considerado pelos críticos literários como o precursor do gênero de ficção científica. Sua obra é gigantesca, sendo citada em filmes como o De Volta para o Futuro III e a Liga Extraordinária. Porém, seus livros são temas de muitas outras obras da 7ª arte.

Julio Verne é, sem dúvida, um dos maiores escritores do século XIX, não só pela quantidade de textos, mas também pela proximidade que suas histórias tiveram com a realidade, sendo considerado um pioneiro do futurismo, porém, não por ter se aproximado do que estava por vir, mas como se ele tivesse visto o que iria ocorrer.

Vejamos algumas curiosidades:

Em Vinte Mil Léguas Submarinas, escrito em 1869, Verne apresenta ao mundo o Nautilus, um submarino movido a um combustível inesgotável, comandada pelo Capitão Nemo. Sua tripulação utiliza uma espécie de roupa para mergulhar no fundo do mar. Porém, você sabia que o primeiro Escafandro só foi inventado em 1880? E que o primeiro submarino nuclear (combustível “inesgotável”) só foi inventado em 1955, cujo o nome é Nautilus.

Em Da Terra à Lua, escrito em 1865, seu texto é quase profético. Verne narra uma viagem de três homens à lua, dentro de uma cápsula em forma de bala, que media 4,8m de altura e 2,7m de diâmetro, com duração de 93 horas. Ocorre que o homem só foi à lua, realmente, após 104 anos. E pasmem! Eram 3 astronautas dentro de uma “cápsula” chamada Apollo, que media 3,7m de altura e 3,9m de diâmetro, sendo que a viagem levou 103 horas.

Impressionante, não? Eu também não consigo deixar de imaginar a excitação dos seus leitores contemporâneos quando pegaram a primeira edição de Vinte Mil Léguas Submarinas ou Da Terra à Lua, por exemplo. Sem dúvida deve ter sido algo impressionante; estranho para alguns, mas fantástico para outros. Qualquer que tenha sido a reação deles, a nossa é de reconhecimento e prazer ao ler sua obra.

 

Homenagem do Google:

É tão verdade que ele impacta a geração de hoje que o Google fez um de seus doodles em homenagem aos 183 anos do nascimento de Julio Verne. Na minha opinião, ficou muito interessante, pois, navegar com o Nautilus sempre será algo interessante. Portanto, seja o Capitão Nemo e controle a viagem ao fundo do mar (só clicar na imagem para ver como funciona).

Homenagem aos 183 anos de Julio Verne

Vá até o fundo do mar com o Google

Outras curiosidades podem ser encontradas em seus livros, porém, com tamanha exatidão, são essas que citei. Ademais, ler Julio Verne é algo maravilhoso. Suas histórias cheias de aventuras são capazes de te levar pra outros mundos; fantásticos para a época e praticamente impossível para pessoas normais. Portanto, não deixe de conferir alguma de suas obras.

 

Ebooks em português:

  • Da Terra à Lua – ebook

 


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/folhe034/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273