[Dicas] Leia Melhor: 6 dicas para a boa leitura

Dando continuidade às Dicas do Folhetim, nesta semana vou listar algumas formas de como poderemos melhorar a nossa leitura para desenvolvermos um hábito de leitura.

Muitos afirmam que não conseguem ler por alguma limitação, seja uma questão de tempo, de lugar ou de disposição. Mas, na verdade, o que não conseguimos é manter um hábito de leitura. Somente através do exercício constante é que conseguiremos manter uma rotina de leitura. Imagine que você acabou de entrar na academia, não será em duas semanas que seu corpo atingirá a perfeição desejada, será? Então, por que pensar diferente com o hábito de leitura? Ler é um exercício como qualquer outro.

Assim, depois dessa explicação cafona, dou-me por satisfeito e posso começar as valiosas dicas.

 

6 Dicas para uma Boa Leitura

 

Antes de tudo, lembre-se: essas dicas são baseadas nas minhas experiências de leitura. Portanto, se você já possui um hábito ou outras dicas, deixe seu comentário para que outros leitores possam melhorar sua leitura.

1. Escolher um livro

Parece bobagem, mas saber escolher um livro é fundamental para uma boa leitura. Muitos acabam escolhendo os livros pela capa, pela fama ou por uma simples indicação, deixando de lado o que mais importa: o que você tem vontade de ler.

Para criarmos um hábito de leitura, devemos começar, SEMPRE, por algo que nos dê prazer em ler. Por exemplo, se você gosta de romances, não procure uma fantasia, pois é bem capaz que você a deixará de lado nas primeiras páginas.Por mais bobo que isso possa parecer, escolher um livro que se adapte as nossas vontades pode despertar o prazer pela leitura. Portanto, se você gosta de romances, vá de romances e não se preocupe com a opinião alheia. Seja firme e decidido, na hora da escolha. Fuja daquela velha história de que tal livro é bom por ter sido escrito por fulano ou sicrano. Livro bom é aquele que, ao final, te dará uma sensação de felicidade e satisfação.

Siga os teus instintos e escolha o livro certo.

 

2. O Local

Ter um bom livro nas mãos já é meio caminho andado para uma boa leitura. Porém, de nada adiantará ter o livro e a vontade de devorá-lo se você não estiver em um local favorável para a leitura.

Normalmente, pela falta de tempo, muitas pessoas acham que a melhor opção para uma leitura é a cama, a nossa boa e velha amiga. Mas, enganam-se. Sem dúvida que é um lugar aconchegante, distante de tudo e de todos, porém, sua função principal é servir para o nosso descanso diário; portanto, esqueça a cama, ela não será o melhor local para uma boa leitura.

Uma boa leitura se faz com um ambiente calmo, iluminado e arejado. Nunca, em hipótese alguma, comece a leitura em um ambiente barulhento, pois, além de lhe tirar a atenção, as chances de que você fique irritado com a fonte do barulho são altas, e esta não será a melhor forma de começar a leitura. Portanto, escolha locais mais apropriados, tais como: a sala de sua casa, o jardim do prédio, um parque… Qualquer lugar calmo e tranquilo já é suficiente para iniciar uma leitura. Lembre-se: o interesse pelo livro começa nas primeiras páginas. Se a história não te cativar nos primeiros capítulos, certamente você não terá uma boa experiência.

A escolha do local correto, portanto, favorece a leitura e permite que sua imaginação flua junto com a narrativa. Por exemplo, já imaginou como seria interessante ler Mobi Dick em uma viagem de barco? Acredito que só de pensar nessa possibilidade você já ficou com vontade, não é? Então, nada de procurar um lugar qualquer. Escolha o local mais apropriado para o tipo de leitura, seguindo os conselho dados sobre o ambiente.

 

3. A Postura

Como eu havia dito, ler um livro deitado não é a melhor postura para uma boa leitura. Então, qual seria a melhor postura? Se você respondeu: sentado. Parabéns, você acertou.

Por mais que pareça estranho, ler um livro sentado continua sendo a melhor posição para atingir um melhor aproveitamento. Alguns dirão que, mesmo deitados, conseguem aproveitar a leitura. Realmente, existe pessoas que já adquiriram esse hábito, porém, se você ainda não chegou nesse nível, não abuse da sorte, escolha a postura convencional: cadeira e mesa.

Sentado, sua estrutura corpórea estará relaxada, evitando tensões na musculatura dos ombros, coluna e pescoço, regiões que são importantíssimas para ter uma leitura de boa qualidade. Portanto, procure uma mesa adequada, onde seus braços possam formar um ângulo de 90 graus quando apoiados a ela. Utilize uma cadeira firme e sem muita inclinação para que você possa apoiar sua coluna totalmente. Ah, e se puder deixar o livro com uma inclinação de 40 graus em relação à mesa, seu conjunto estará perfeito.

 

4. Amaciando o Livro

Se já estiver com o livro nas mãos, num bom ambiente e na postura adequada para uma boa leitura, agora só falta preparar o livro (essa dica não será bem acolhida pelos apaixonados por livros).

Por mais paixão que tenhamos pelos livros, não podemos tratá-los como jóias, tentando evitar as marcas de utilização – um livro tem que demonstrar que foi lido. O livro precisa ser amaciado, surrado e, por assim dizer, aberto; caso contrário, o virar de páginas será um transtorno sem igual.

Portanto, vejamos uma forma interessante para se amaciar o livro:

  • Apoie o livro sobre a mesa – sem o suporte para inclinação;
  • Vire a capa e mais 5 páginas e passe o dedo no meio do livro até formar um vinco;
  • Puxe mais umas 15 páginas e faça o mesmo;
  • Repita esse procedimento até chegar à última página;
  • Feche o livro e abra-o aleatoriamente, forçando sua estrutura até que ele esteja fácil de abrir (tome cuidado para não quebrar a lombada).

Até o final da semana, terei um vídeo explicando essa 4ª Dica.

Se você seguiu os conselhos corretamente, seu livro já estará mais maleável, evitando que as páginas voltem ao ponto de origem.

 

5. Pausa Durante a Leitura

Não queira ler um livro inteiro sem algumas pausas – veja o que falamos sobre a competição na leitura. As pausas são tão importantes quanto a postura, pois, mesmo estando em uma posição favorável, após algumas horas sua circulação sanguínea estará debilitada. Portanto, após uma hora ou duas de leitura (dependendo do quão animado você estiver), faça uma pausa de 10 a 20 minutos para descansar, porém, não mais do que isso. Pois, caso contrário, é bem capaz que sua atenção seja retirada da narrativa por outros fatores externos.

Portanto, quando for fazer uma pausa, siga essas instruções:

  • Vire a cabeça para a sua direita/esquerda e faça um giro completo. Inicie de um lado (esquerdo/direito), suba como se fosse olhar para o céu, desça até o lado oposto (direito/esquerdo), finalize completando o círculo até o lado inicial (esquerdo/direito) – (faça esses movimentos tanto para esquerda quanto para a direita);
  • Faça movimentos circulares com os ombros;
  • Levante-se e caminhe um pouco (suas pernas necessitam de um relaxamento).

Essas pausas em conjunto com os exercícios melhorarão a sua circulação, dando-lhe mais “energia” para continuar a leitura, portanto, não deixe de utilizá-las.

 

6. Escreva uma Resenha

Depois que tiver escolhido o livro, o local, tiver se posicionado corretamente, tiver amaciado o livro, tiver feito as pausas necessárias e terminado a leitura, nada melhor do que fazer uma resenha e compartilhar sua experiência com seus amigos. Lembre-se, não basta dizer que o livro é bom, é preciso indicar os pontos fortes, cativando o leitor à história. Além do mais, uma boa resenha permite a fixação da história, e serve, também, para avaliar o quanto foi absorvido do livro. Ademais, uma resenha bem feita – aprenda a escrever uma resenha – pode ajudar outras pessoas a fazerem uma boa escolha de leitura.

 

Espero que essas dicas possam ajudá-los de alguma forma. E conforme digo em todos os posts de dicas, essas dicas não são regras, são diretrizes, ferramentas para que você possa melhorar a sua experiência e aproveitamento.

_________

Bom, pessoal, essa são as dicas que eu tinha pra hoje.

Se tudo der certo, semana que vem, neste mesmo horário, teremos novas dicas no Folhetim Online. E, se você perdeu as anteriores, não fique preocupado, aqui estão elas:

  1. Escreva Melhor: 7 dicas para escritores
  2. Escreva um Conto: 8 dicas para contistas
  3. Melhores Diálogos: entenda os 3 tipos de discursos
  4. Melhores Diálogos: 7 dicas para escritores
  5. Personagem: 5 dicas para criar um personagem
  6. 8 Dicas para celebrar o Dia Internacional do Livro

Comments

  1. Oba!
    Adorei todas as ideias..vou tentar colocá-las em prática para ver se eu me estimulo a ler mais!

    Beijokas!

    • Manu, tudo é uma questão de rotina.
      Se você se empenhar, em menos de alguns meses você já vai ter elaborado uma rotina de leitura. Mas, o importante é que você comece com livros que você gostaria de ler, não comece por um clássico se você não tiver vontade. ;)

      Beijinhos e obrigado pelo comentário!

  2. Um assassinato! Amassar as páginas do meu livro! Vou lembrar disto quando você me pedir um livro emprestado.

    • Si, só faço isso com os meus livro, fica tranquila! :)
      Tudo bem que dos teus livros eu não sou TÃO fã… ehheh

      Beijinhos

    • Tenho muito mais livros do que vc pensa. Prefiro romances, mas gosto de ler. Tem dia que quero ler uma fantasia, aventura, suspense, só não me dou muito bem com drama, sou muito sentimental, mas mesmo assim tenho vários também,hihi. Até os didáticos gosto de ler, principalmente os de química.Uma biblioteca para todos os gostos. Afinal de contas para decidir do que vc gosta mais tem que conhecer de tudo.Alguém me disse algo parecido, pelo menos com a leitura faço isso, hihi
      bjs

      • Eu já não tenho tantas opções, Si. Gosto de livros de aventura, suspense e um pouco de drama… romances “puros” eu não tenho muitos. Mas você está certa, tem que ler de tudo pra poder saber do que gosta! :)

        Beijos :*

  3. Vamos adotar estas dicas CELC! Bjus

  4. Legal sua teoria, show de bola…

  5. Legal sua teoria, show de bola…

  6. OBRIGADA. ADOREI!

  7. sem dúvida…………………………………

  8. adorei as dicas! vou ler mais e mais!

  9. Para descontrair:
    “Gire a cabeça 360 graus, sem forçar (faça esses movimentos tanto para esquerda quanto para a direita);”

    Estou tentando, sem força, claro, como recomendado, mas tá difíííícil… rsrs

    • Verdade. Como apresentei a sugestão, parece que sugiro ao leitor uma cena do filme Poltergeist.
      A ideia, Marcio, é que você gire a cabeça formando um círculo com o olhos, ou seja: vire a cabeça para a sua direita/esquerda e faça um giro completo até voltar ao ponto de origem.

      Obrigado pela ajuda!
      Abraços

  10. Thiago Borghardt says:

    Parabéns pelas dicas, elas são muito importantes. Não só pra quem ja tem o hábito de ler, mais tambem pra quem esta iniciando, e queria dizer também que gostei do site e do material que estou encontrando nele. (y)

  11. Robson Borges de Carvalho says:

    Só de pensar que alguém possa me pedir emprestado, já fico de cara feia. Não gosto de emprestar os meus livros. E não sei como mudar isso.

    • Robson, somos dois. E ainda vou além… Não gosto nem de pegar livros emprestados, pois tenho o costume de fazer anotações e rabiscos no próprio livro e acredito que o dono não iria gostar.
      Por isso, prefiro ter os meus livros pra fazer com eles o que bem entender… e uma dessas coisas é: NÃO EMPRESTAR! :P

      Abraços e obrigado pelo comentário.

Trackbacks

  1. [...] Diálogos: entenda os 3 tipos de discursosMelhores Diálogos: 7 dicas para escritoresLeia Melhor: 6 dicas para a boa leituraPersonagem: 5 dicas para criar um personagem bb_bid = "1655058"; bb_lang = "pt-BR"; bb_keywords = [...]

  2. [...] Diálogos: entenda os 3 tipos de discursosMelhores Diálogos: 7 dicas para escritoresLeia Melhor: 6 dicas para a boa leituraPersonagem: 5 dicas para criar um personagem8 Dicas para celebrar o Dia Internacional do Livro [...]

  3. [...] e contribua com o teu próprio crescimento. 4. O Ambiente é FundamentalJá explicamos como o ambiente é importante tanto para escrever quanto para melhorar a leitura. Mas, como não é demais lembrar, vamos explicar por que  ler em um ambiente ideal para cada tipo [...]

Speak Your Mind

*