[Indicações] Dia Internacional do Blog

Há alguns anos, lá pela década de 90, Jorn Barger criou o termo denominado weblog, que sintetizava uma estrutura de atualizações rápidas a partir de acréscimos de artigos, Nome derivado de WebLog, ou seja, Diário da Web.

No entanto, mais tarde, Peter Merholz, tentando fazer uma brincadeira com o uso do termo weblog, separou a palavra de forma diversa da sua concepção, criando, praticamente, um verbo “to blog” – algo que os americanos tanto gostam -, dando vida à expressão em we blog (nós blogamos). Assim, de uma simples brincadeira, o termo, que antes caracterizava um simples “Diário da Web”, hoje se torna realidade como uma ferramenta de comunicação.

E já que estamos falando dessa maravilhosa ferramenta, por que não falar sobre o Dia do Blog (do inglês, BlogDay)?

Em menos de 15 anos, ter um blog tornou-se, praticamente, algo corriqueiro, que chega a atingir a marca de 120 mil novos blogs por dia, e como tudo que tem um nascimento merece um dia de comemoração, o dia 31/08 foi estabelecido como o Dia Internacional do Weblog – BlogDay, simplesmente, Dia do Blog. E essa data foi estipulada devido a grafia 3108 assemelhar-se à palavra Blog – e nem requer muita imaginação para isso, veja porquê:

Logo, hoje comemoramos o Dia Internacional do Blog, portanto, Parabéns a você que tanto luta para poder deixar seu blog atualizado e pronto para novos leitores. Porém, não só de comemorações e felicitações é que vive o BlogDay. O objetivo desse “projeto” é fomentar a divulgação de outros blogs, com o intuito de que os teus leitores possam conhecer outros blogs tão bons quanto o teu, e para isso, nada melhor do que escolher, dentre tantos (infelizmente), 5 (cinco) blogs para fazer parte das tuas recomendações.

 

Portanto, eis as minhas indicações para o BlogDay.

Na Ponta dos Lápis

Primeiro, escolhi o Na Ponta Dos Lápis pois, além de ser um excelente escritor, Leonardo Schabbach foi a pessoa que me indicou um excelente livro de Gonçalo M. Tavares, o qual já me tornei fã incondicional. Portanto, confiram o blog deste Mestre em “Comunicação e Cultura: mídias e mediações socioculturais”, nunca deixando de ler seus contos, resenhas, entrevistas, poemas e tudo o que lá estiver, pois vale cada segundo. E, se possível, confiram o Conto, A Bandinha, um de meus preferidos.

A Caverna Poética

Em segundo lugar, porém, não menos importante, deixo vocês com A Caverna Poética – Wesrdor’s Lair. Um excelente blog de Contos sombrios e apavorantes, que nos prende a atenção a cada parágrafo, escrito por Marlon Weasdor. Apesar de seu “hiato” na escrita, sempre aparece com coisas boas. Não deixe de conferir a história Caminho dos Mortos.

Desejos de Beleza

Continuando, em terceiro lugar, com um carinho enorme, deixo você com o Desejos de Beleza, que traz em seus posts diários, dicas de maquiagens, produtos, softwares e demais assuntos que possam tornar a tua vida (leitora) em algo mais belo ainda! Escrito por Manu Alves, uma amiga que sempre me deu muita força na continuação do blog, apoiando minha decisões e sempre me impulsionando para a frente. Infelizmente, o blog é voltado somente para mulheres, mas diz ela que irá fazer alguns posts para nós, homens.

Os Contos de Ilzy Sousa

Em quarto lugar, temos Os Contos de Ilzy Souza, um blog voltado totalmente para Contos mais saborosos, ou românticos, como lhe apetecer. Escrito por Ilzy Sousa, uma guria, como ela mesma dia, “fria, crítica, realista, seletiva, metódica, sarcástica e perfeccionista”, que dá asas a sua imaginação através de seus textos. Aconselho a leitura da Gota d’água, grão de areia, também disponível para download.

Fenix – Vidas que Renascem

E, por fim, queria convidá-los a conhecer o Fenix – Vidas que Renascem. Um blog repleto de pensamento em forma de textos, que nos permite refletir sobre questões que nos afligem durante nossos dias, dando a oportunidade para os leitores de acompanhar, não só a sua trajetória, como também, uma evolução pessoal através de suas palavras. Portanto, não deixem de ler o texto, O Inferno são os Outros?

Apesar de serem somente 5 indicações, conforme a “norma” do BlogDay, como não sou muito de seguir as regras ao pé da letra, farei a minha sexta indicação, pois seria um pecado enorme deixar de lado um blog tão interessante e internacional como:

As Crónicas da Mulher dum Bêbado

As Crónicas da Mulher dum Bêbado é um blog de contos, em sua grande maioria. Escrito por Luísa L. Maia, mais conhecida como Lú, uma blogueira de além mar, que se intitula como uma Fêmea de meia idade. Suas histórias são recheadas de “dia a dia”, portanto, não deixe de conferir essa grande escritora portuguesa, que nos presenteou com o conto Um Encontro Inesperado.

 

 

E assim, finalizo minhas indicações para o BlogDay, na expectativa de que vocês possam compartilhar das minhas escolhas. E deixo bem claro que a seleção não foi fácil, tive que deixar de lado alguns outros blogs, porém, acreditem, sempre estou a visitá-los, e na oportunidade certa, farei questão de divulgá-los.

Abraços e obrigado por nos acompanhar até aqui. :)


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/folhe034/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273