[Indicações] Meme Literário

Olá, caros leitores.
Hoje teremos as respostas do convite feito pela amiga blogueira Neusa Fiesta, do blog: Deep in Fiesta, no qual indico o Folhetim Online para um Meme Literário.
Primeiramente, gostaria de agradecer a indicação e dizer que não foi tão fácil quanto parecia ser. Escolher determinado livro pra ser isso ou aquilo é um trabalho árduo, pois gosto de vários e deixar um só tomar o primeiro lugar é bem complicado. Mas, assim mesmo, resolvi tomar o desafio em mãos e respondê-lo. As respostas são divertidas, nada de um texto cansativo. Portanto, aproveite e veja alguma das minhas referências bibliográficas.

Assim, deixo vocês com as respostas, pois sempre foi a ideia principal. :)

 

I-EXISTE UM LIVRO QUE VOCÊ LERIA E RELERIA VÁRIAS VEZES?

A caverna

Sem dúvida alguma, o livro que releria várias vezes é: A Caverna, de José Saramago. Um livro repleto de temas atuais, sendo possível uma reflexão sobre o tema: sociedade atual.
Nesse livro, José Saramago utiliza-se do mito da Caverna de Platão como base da história,  valendo cada parágrafo, ou melhor, cada capítulo, pois um parágrafo de Saramago leva páginas e páginas.

 

 

II-EXISTE ALGUM LIVRO QUE COMEÇOU A LER, PAROU, RECOMEÇOU, TENTOU  E TENTOU E NUNCA CONSEGUIU LER ATÉ O FINAL?

As mil e uma noites

Algum? Vários! Mas o que me deixa mais intrigado é não conseguir ler As Mil e uma Noites, de Antonie Galland.
Não sei dizer muito bem o porquê não consigo terminar de ler. Tenho o livro desde 2001, presente de natal de minha avó, que até deixou uma nota na contracapa do livro, que diz: “Para meu neto querido, Fábio. Sonhe junto com as mil e uma noites”; e mesmo com um incentivo desses, não consegui terminá-lo. Aliás, nunca passei das primeiras noites!
Assim, com certeza, esse é o livro que está no primeiro lugar das minhas maiores decepções como leitor. Ainda mais por se tratar de contos, algo de que mais gosto de escrever. Enfim, tenho certeza que depois de 10 anos tentando, serei capaz de terminá-lo este ano.

 

III-SE VOCÊ PUDESSE ESCOLHER APENAS UM LIVRO PARA LER O RESTO DA SUA VIDA, QUAL SERIA ELE?

Dicionário Houaiss

Esse é fácil! Aliás, muito fácil. Um dicionário atualizado. Pode ser da língua que for, pois acredito que nem em uma vida inteira eu seria capaz de aprender todos os verbetes que nele estão contidos.
Parece brincadeira, mas não é, e explico o por quê.
Eu tenho uma memória fotográfica, se leio um livro, assisto um filme ou ouço uma música, consigo montar a imagem da história e essa imagem dificilmente some, portanto, minha tática para ler livros ou assistir filmes repetidos é simples: Se eu não me recordo muito bem da história, estou pronto para ler ou assisti-lo novamente, senão, deixo de lado até que a imagem mental perca seu potencial.
Portanto, com um dicionário, que não deixa de ser um livro, teria horas, dias, anos e mais anos até consumi-lo por inteiro, isso sem contar com a quantidade de informação e aprendizado que agregaria, pois eu sou um belo de um curioso.

 

IV-QUE LIVRO VOCÊ GOSTARIA DE TER LIDO MAS QUE, POR ALGUM MOTIVO, NUNCA LEU?

Ramsés - O Filho da Luz

Difícil essa pergunta. Mas tem um que eu realmente gostaria de ter lido, é a Coleção Ramsés, de Christian Jacq. São cinco livros que contam a história da sucessão do faraó.
O motivo por não ter lido eu desconheço. Sinto muita vontade, ainda mais depois de ter lido A Pirâmide Vermelha, de Rick Riordan (resenha). Sempre fui fã de história, sempre gostei de histórias relacionadas ao Egito antigo e seus fascinantes mistérios. Em um dado momento da minha vida, até cheguei a pensar em ser arqueólogo, talvez tenha sido por causa dos filmes do Indiana Jones e pelo primeiro capítulo do Ducktales, desenho que eu adoro até hoje. Porém, ainda não tive o prazer de lê-lo.
Assim, depois dessa explicação sem pé nem cabeça, fico com a Coleção Ramsés. Esse eu preciso e quero ler.

 

V-QUAL O LIVRO QUE LEU CUJA ‘CENA’ FINAL VOCÊ JAMAIS CONSEGUIU ESQUECER?

O Senhor dos Anéis

Sem dúvida: O Senhor dos Anéis. Talvez pela ajuda do filme, mas a cena da amizade de Frodo e Sam é algo que nos faz dar valor aos amigos. Além do mais, eles vão pra um outro mundo, com elfos e magos! Quem não gostaria de ter o mesmo final, hein, hein…?
Bom, esse é o final que não consigo esquecer, mesmo tendo lido o livro no começo da década (só pra constar, Sam volta pra casa e encontra o Saruman tomando conta do Condado).

 

VI-VOCÊ TINHA O HÁBITO DE LER QUANDO CRIANÇA?  SE LIA, QUAL TIPO DE LEITURA?

Infelizmente, não tinha o costume de ler. Esse hábito nasceu com maior intensidade quando estava na fase pré-vestibular, época que tive o prazer de conhecer um grande professor de literatura, poeta e escritor, Frederico Barbosa.
Porém, apesar de não ter o costume de leitura de livros, sempre fui fã de gibis da Disney e de Maurício de Souza, com direito a intercalar com alguns livros, mas não me recordo quais foram, infelizmente.
Hoje, por outro lado, leio manual de televisão, bula de remédio, rótulos de produtos, até tubos de pasta de dente, só revistas e jornais de papel que ficam em último plano.

 

VII- QUAL O LIVRO QUE ACHOU “CHATO”, MAS QUE AINDA ASSIM, LEU-O ATÉ O FINAL? POR QUÊ?

Essa bem que eu poderia pular…
Nunca li um livro chato, por um único motivo: não há livro chato, há leitores chatos e selectivos. Muita vezes, não estamos prontos para certo tipo de leitura, seja ela fantasia, romance, ficção ou policial. Não acredito que devemos ler um livro só por estar na lista dos mais vendidos ou por ter sido indicado pra você. Para que a leitura seja gostosa, devemos procurar aquele livro que desperte a nossa curiosidade, a nossa vontade de devorá-lo, e quando essa gana é criada, não haverá livros chatos. Ler é uma aventura que devemos apreciar e não menosprezar.

 

VIII- INDIQUE ALGUNS DE SEUS LIVROS PREFERIDOS.

 

IX-QUAL LIVRO VOCÊ ESTÁ LENDO NO MOMENTO?

Veneza, A Cidade dos Anjos Caídos

Um que está quase entrando na lista dos livros que comecei a ler, parei, recomecei, parei…
Estou falando do livro: Veneza, A Cidade dos Anjos Caídos, de John Berendt. Apesar de começar e parar, a leitura está em dia. :)

 

 

 

 

X- INDIQUE 10 AMIGOS BLOGUEIROS PARA PARTICIPAREM DO MEME LITERÁRIO

Da Vinci’shttp://meninodasletras.blogspot.com
Sissymhttp://blogzoomideiasdafadasemfim.blogspot.com
José Pereirahttp://semtantofoco.blogspot.com
Ilzy Sousahttp://ilzysousa.blogspot.com/
Marlon Weasdorhttp://acavernapoetica.blogspot.com
Manoel Vicente Carloshttp://rabiscosdomane.blogspot.com/
Samanta Sammy http://vidarealdasam.blogspot.com
Mary Mirandahttp://marymiranda-fatosdefato.blogspot.com
Kell Alveshttp://www.paraquenuncameesqueca.blogspot.com/
Beth Munizhttp://blogdabethmuniz.blogspot.com/


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/folhe034/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273